segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Onde está a escrita? II

A professora do 5º ano, Karen Poliana, também aderiu a este belo projeto. Vejam como ela o desenvolveu:

Onde Está a Escrita - Como usar os gêneros para melhorar a leitura e a escrita

Turma: 5º ano
Profesora: Karen Poliana
Pedagogo: Rafael Araújo

Objetivos:
- Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
- Conhecer a organização de alguns jornais.
- Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
- Localizar as informações principais numa reportagem.  
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
- Destacar as diferentes vozes numa reportagem.
- Reconhecer as diferentes características de cada gênero textual, sua forma padrão, características, momento de uso, linguagem, intenção, objetivos, e assim por diante.

Conteúdos específicos:
- Diferentes gêneros presentes no jornal e no dia-a-dia.
- Cadernos dos jornais.
- Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
- Papel das imagens e das legendas.
- Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
- Identificação das vozes dentro da reportagem.

Desenvolvimento
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
O texto de reportagem, tema desta seqüência, é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta. Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.

ATIVIDADE 1 O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais. Apresentar a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro. Onde deve procurar? Observar as opiniões dos alunos. Trazer para sala de aula diferentes jornais e entreguar um exemplar para cada grupo. A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chamar um estudante de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. Peça que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:

Nome do jornal

Cadernos encontrados

Tipo de assunto

Como lição de casa dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.

ATIVIDADE 2 Apresente aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem. Peça a leitura de cada um dos textos. Pergunte aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras conclusões numa folha de papel craft. Chame a atenção para a reportagem. Se os alunos não souberem o nome desse tipo de texto, informe. Como lição da casa peça que tragam textos que julguem ser reportagens.

ATIVIDADE 3 Organize a turma em grupos e peça que cada um selecione diversos textos, verbais e não-verbais. Peça que apresentem cada um dos textos, mostrando as características de um. Cada grupo deve avaliar se os textos encontrados pelos colegas são reportagens, propagandas, receitas ou outro tipo de texto, de acordo com o que foi trabalhado em sala. No fim da atividade, solicite que os estudantes apresentem o que cada grupo discutiu. Amplie a lista de características de cada gênero textual encontrado.

ATIVIDADE 4 Apresente uma reportagem e um texto literário copiados para cada aluno . Pergunte de qual caderno deve ter sido retirada a reportagem. Liste no quadro-negro as hipóteses dos alunos. Localize com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, peça que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens. Pergunte sobre o que consideram que a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a reportagem junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chame a atenção também para o nome do jornalista responsável. Grife as vozes no texto e as informações contidas nele. Terminada a leitura, volte às hipóteses levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi aprendido, fazendo relação às características do texto literário, observando as intenções, a pontuação, a linguagem e o público destinado.

ATIVIDADE 5 Retome a atividade da aula anterior e organize duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas:

Título

Jornal

Caderno

Assunto abordado

ATIVIDADE 6 Proponha a leitura de diferentes poemas, de diferentes autores. Procure discutir com os alunos o assunto de cada poema, as características de textos poéticos, como escrever um poema. Como tarefa para casa proponha aos alunos que listem qualidades e problemas do lugar onde vivem. Pensar sobre sensações que esse lugar desperta. Quais as cores percebidas, os sons e os cheiros que existem. Na próxima aula, produzir um pequeno verso.

ATIVIDADE 7 Produzir um Baú da Leitura, nele os alunos encontraram diversos textos, organizados em uma pasta, tais como: informativos, receitas, bulas, propagandas, entrevistas, cartas, quadrinhos, reportagens, crônicas, poemas e outros. Além disso, neste Baú, os alunos encontraram vários exemplares de livros e revistas. Cada semana um aluno ficará responsável pelo Baú e realizará atividades de acordo com o gênero que escolher.

ATIVIDADE 8 Produzir uma carta para o Papai Noel, nesta atividade os alunos estarão desenvolvendo a habilidade de escrita, a criatividade e trabalhando o gênero Carta, compreendendo a sua forma padrão, a linguagem utilizada e o destinatário.

Avaliação quanto à análise dos gêneros textuais
Durante a realização das aulas, registre o desempenho dos alunos de acordo com a planilha abaixo:

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Ano:............

Professor(a):.............................

Período de realização: de......../....... a ......../.......

• Nome

• Identifica diferentes textos publicados nos jornais.

• Reconhece características estudadas nos diferentes gêneros textuais.

• Identifica as idéias centrais nos diferentes textos lidos.

• Identifica as diferentes vozes nos textos.

• Trouxe os materiais solicitados.

• Fez os registros pedidos.

Legenda: 1 (sim), 2 (em parte), 3 (ainda não)

Nosso Trabalho


Projetos

• Olimpíada de Português (Poesia)

• Jornal Mural

• Auto – Biografias

• Trocando Bilhetes

• Carta ao Papai Noel

• Produções de Texto

• Analisando entrevistas

• Interpretando diversos textos

• Trabalhando a gramática com os gêneros textuais


Um comentário:

  1. Muito bom trabalho! Parabéns à professora Karen pela criatividade e dedicação.

    ResponderExcluir