sábado, 26 de junho de 2010

Festa Junina 2010

No sábado dia 19 de junho, aconteceu a nossa tradicional Festa Junina com muitas danças, desfile, comidas típicas e a presença de toda a comunidade escolar.
Seguindo as tradições tivemos canjica, caldo, quadrilha, concurso do Rei do Amendoim e da Rainha da Pipoca. Foi muito bom ver o entusiasmo dos alunos e das famílias presentes, prestigiando mais um evento em nossa escola.

O desfile caipira teve como padrinho o motorista do nosso ônibus escolar, sr. Antônio Simões (Tosquinha) e o concurso, o vereador Roberto Franco Neto.
Contamos também com presenças ilustres: a Secretária Municipal de Educação, srª Magda Maria César Franco, e o presidente da Câmara Municipal de Caetanópolis sr. Norberto Ferreira.
A festa foi realizada com muito entusiasmo, pois estamos em ritmo de copa e nossa escola não ficou de fora dessa euforia. Parabéns aos alunos, pais e funcionários pela realização de mais um evento de sucesso na E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa".
Danças:

Concurso e desfile:

Secretária de Educação, srª Magda Maria César Franco, vereador Roberto Franco Neto e presidente da Câmara, sr. Norberto Ferreira.


Nota de destaque

Quero aqui cumprimentar toda a equipe da Escola Estadual "Professora Dora Silva" que no dia 18 de junho realizou a escolha do seu hino numa disputa muito bonita. Foram três finalistas que brilhantemente defenderam o nome da escola e mostraram com entusiasmo o trabalho que ali é realizado.
Parabéns à vencedora, Rosilene Ribeiro Catarino, e também à direção e funcionários da escola pela bela iniciativa.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Feira de Matemática

Trocar experiências é sempre bom. Assim, alunos do PROETI, 4º, 6º e 7º anos de nossa escola visitaram a feira "Matemágica em Ação" realizada pelo Colégio Cenecista "Bernardo Mascarenhas". Foram expostos trabalhos muito interessantes, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Nossos alunos além de assistirem as apresentações também interagiram e viram que a matemática pode ser divertida e fácil de entender e aprender.
Parabéns aos realizadores desse belo projeto!!

Jogos estudantis 2010

Todos os anos acontecem o JEC (Jogos Estudantis de Caetanópolis) e neste, nossa escola participou mostrando que nossos alunos também são bons esportistas. Competimos em quatro modalidades:
- Queimada infanto juvenil (ficando em segundo lugar);
- Futsal infanto juvenil;
- Xadrez (três primeiros lugares e um segundo lugar).
- Corrida de velocidade (tendo ganhadores em várias categorias).
Vale destacar aqui que dois dos nossos alunos que participaram do xadrez também participam do JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais) e já estão na segunda etapa.
Parabéns à todos os nossos campeões!!!


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto Escola de Tempo Integral

Nesse ano de 2010, foi implantado o PROETI (Projeto Escola de Tempo Integral), para atender os alunos do 5º ano. Esse projeto surgiu da necessidade de sanar as dificuldades de aprendizagem dessa turma, pois em 2009, o número de alunos do 4º ano foi muito elevado e infelizmente, a maioria vinda de outras localidades já chegou com um nível de aprendizagem bem defasado e por falta de espaço físico, não pudemos formar outra turma. Ressalto que esse problema acontece muito em nossa escola, pois a rotatividade de alunos é muito alta, chegando a trocarem de escola até três vezes, ou mais no ano.
Mas estamos conseguindo ótimos resultados com os dezesseis alunos frequentes desse projeto e o planejamento segue todos os objetivos da SEE/MG. Tentamos sempre trazer atividades que despertem nesses alunos o prazer e o desejo de aprender, pois ficam mais de oito horas dentro da escola.
Já trabalhamos com atividades de nutrição, esportivas e artísticas. Fazem receitas com o acompanhamenbo da nutricionista Carla, tiveram duas oficinas de pintura com uma voluntária do bairro, confeccionam seus próprios jogos com a ajuda da professora regente e de educação física e terão aulas de dança com a ajuda do Grupo Expressão e Movimento, de Caetanópolis.
Educação de qualidade se faz com compromisso e vontade de aprender.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aprendizagem em tempo real

Os alunos do 4º ano (Prof. Cristina) fizeram uma visita ao Museu Décio Magalhães Mascarenhas em Caetanópolis, para conhecerem melhor a história do nosso município. Foi uma experiência enriquecedora, pois o museu guarda detalhes preciosos da fundação da fábrica de tecidos Cedro Cachoeira e vale ressaltar que foi através dela que se iniciou a cidade de Caetanópolis. Foi muito importante esse estudo, pois a maioria dos nossos alunos, por morarem na zona rural e não terem nascido aqui, não conhecem a cidade e nem a sua história. Quando se concilia a teoria com a prática, o aprendizado acontece de forma prazerosa e interativa.




terça-feira, 1 de junho de 2010

Como o aluno aprende?

Mais uma capacitação para nossos profissionais. Entre os dias 24 a 28/05/2010, foi oferecida uma capacitação sobre os Canais de Percepção e Perfil Psicológico para vinte e cinco profissionais da rede muncipal de educação de Caetanópolis, com o Prof. Adelson Cândido Barbosa. Da nossa escola, nove pessoas participaram e já estão colocando em prática tudo que foi aprendido e discutido.
Através dessa capacitação, os professores puderam perceber que cada aluno usa canais específicos para sua aprendizagem (visual, auditivo ou sinestésico) e conhecendo-os melhor ele poderá identificar qual canal o aluno usa para acontecer realmente a aprendizagem.
Também foi discutido sobre o perfil psicológico, que ajudará o professor a perceber melhor seu aluno e efetivamente levá-lo a um ensino mais eficaz.
Parabéns à todos os nossos profissionais que buscaram um pouco mais de conhecimento, pois somos todos pela educação, educação de qualidade!!!

Liderança

Na semana de 24 a 28/05/2010, secretários e diretores da Prefeitura Municipal de Caetanópolis, estiveram reunidos para uma capacitação sobre Liderança com o Prof. Adelson Cândido Barbosa.
Nestes dias pudemos refletir sobre nossas ações e atitudes a partir do momento em que passamos a nos conhecer de forma mais profunda, pois conhecemos os nossos canais de percepção e também o nosso perfil psicológico.
Deixo aqui para vocês alguns tópicos que destaco como essenciais na liderança e no final uma frase que me marcou muito durante essa capacitação.
  • Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para agirem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
  • Liderar as pessoas é fazer com que elas obtenham resultados.
  • Liderança nasce quando você serve.
  • Liderar é ter objetivos claros e saber persuadir os outros para acompanhá-lo.
  • Ser líder é tornar-se altamente contagioso, irradiar cordialidade, interesse e preocupação pessoal.
  • O líder reúne seguidores, mostra interesse por eles e os influencia.
  • Liderar é saber com clareza para onde está caminhando, mostrar o caminho e conduzir adiante.
  • Chefe é cargo, poder. Líder influencia com auto estima, empatia e afetividade.

"Quando as empresas tem chefes que não são líderes, dá a oportunidade de surgirem manifestações de insatisfação entre seus comandados." (Adelson Cândido Barbosa)