sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PIP - Plano de Intervenção Pedagógica

  • "Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social." (Revista Nova Escola - Edição Especial/Janeiro 2010.)

Baseando-se nessa frase a E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa", construiu o seu Plano de Intervenção Pedagógica/2010, focando na leitura e na escrita, pois ler e escrever é:

  • Objetivo específico de todas as atividades escolares;
  • Um desafio para todos da escola;
  • Compromisso do professor alfabetizador em todas as disciplinas.

Pensando em se trabalhar com todos os recursos disponíveis na escola, o livro didático passa a ser visto de forma diferente para que ele se torne uma ferramenta de trabalho do professor e do aluno no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

É necessário redimensionar nossas práticas e ressignificar o uso do livro didático no trabalho com a leitura e a escrita e lembrar que : "a pior forma de uso do livro didático é aquela em que o professor perde autonomia e abandona seu próprio objeto de ensino em favor daquele livro, executando com seus alunos as instruções do autor de fio a pavio."

Todo esse trabalho em sala de aula visa o desenvolvimento da competência leitora e escritora em todos os alunos, e as práticas pedagógicas diferenciadas nos ajudam a alcançar esses objetivos.
LEITURA: individual, em grupo, dirigida, dialogada, autônoma, interrompida e compartilhada.

PRODUÇÃO ESCRITA: espontânea, coletiva, dirigida, autônoma, e individual.

Assim, com um trabalho bem estruturado e tendo o livro didático como um grande aliado, os alunos desenvolverão hábitos de leitura para que:
- criem intimidade com o livro;
- tenham comportamento ativo;
- atribuam sentidos;
- construam significados e,
- atendam um objetivo que deve estar presente para o leitor: LER PARA QUÊ?

Agora vejam o que já fizemos para desenvolver a competência leitora e escritora em nossos alunos.

Confecção do Jornal Mural "Emílio em foco."


Trabalho com história em quadrinhos para o estudo de legendas e balões

Confecção de personagens do folclore usando dobraduras



Os professores de apoio também dão sua contribuição...
Hora do conto com a auxiliar de biblioteca


Educação física trabalhando a psicomotricidade para auxiliar o professor em sala de aula


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parcerias

Nossa escola conta com parcerias para realizar seu trabalho com sucesso. Uma delas é a Associação Comunitária do Bairro Itapoã, que tem como presidente o sr. Claúdio Millard, e realiza um belíssimo trabalho para os moradores da comunidade.
Implantaram a alfabetização de adultos com a ajuda da srª Leda Sílvia (trabalho voluntário), oferecem aulas de capoeira e dança com o professor Rubinho da Casa de Cultura Clara Nunes, e também reforço escolar para os alunos da nossa escola, ministrado também por voluntários.
Para incentivar os alunos, a escola divulgou esse trabalho junto aos pais e ofereceu material didático (livros, cartilhas e atividades) para que esse trabalho alcançasse o seu objetivo. Os responsáveis pela Associação também se esforçaram para incentivar os alunos a frequentarem o reforço e com a ajuda de parceiros conseguiram lanche para as crianças e prêmios para aqueles que melhorassem suas notas na escola.
E como promessa é dívida, nessa semana o presidente da Associação esteve na escola para entregar os prêmios aos vencedores e os alunos que mais se destacaram foram: Juliana Rosa do 4º ano, que ganhou um jogo educativo e Carlos Belmiro do 3º ano, que ganhou uma bicicleta que foi doada pelo chefe do destacamento de Polícia Militar de Caetanópolis, Sargento Brandão.
Todo esse trabalho contou com o apoio da escola e da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da srª Magda Maria César Franco, que esteve presente para prestigiar esse momento e apreveitando a ocasião, também foi homenageada pelo dia da pedagoga.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dia do pedagogo

No dia 22 de agosto comemora-se o "dia do pedagogo".
E nós não podíamos deixar de prestar a nossa homenagem a esses profissionais tão competentes que nos amparam e nos guiam nos caminhos da difícil arte de ensinar.
No turno matutino os alunos e professores fizeram mensagens, acrósticos e também cantaram para o pedagogo Rafael, mostrando todo o carinho que têm por essa pessoa tão especial que os acompanha no dia a dia.
No turno vespertino, nossos pequenininhos com o apoio de suas professoras, cantaram e leram mansagens que deixaram a pedagoga Norma emocionada com tanta demonstração de afeto.
Com certeza estamos no caminho certo, pois temos dois profissionais que deixarão sua marca por onde passarem!!!


Os covardes morrem muito antes da morte;
O valente experimenta o gosto da morte apenas uma vez.
O que nós fazemos de excelente e devemos continuar fazendo?
O que nós não fazemos e deveríamos fazer?
Deus resolveu reformar o mundo
E escolheu o seu coração para iniciar a reforma!!!
Parabéns ...
Escola Municipal "Emílio de Vasconcelos Costa"









segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia do estudante

Para alguém muito especial...
Você, estudante é quem pode se considerar uma pessoa muito batalhadora.Uma pessoa que batalha todo dia, à busca de mais conhecimento a cada instante.
Alguém, que luta para alcançar seus objetivos, sem nunca pensar em desisitir. É como se essa palavra nem existisse em seu vocabulário.
Alguém que jamais quer estar em primeiro lugar, sem jamais ter passado por cima de qualquer pessoa que seja.
Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante.
Parabéns!!!
Homenagem da E. M. "Emílio de Vasconcelos Costa"

Na semana de 09 a 13 de agosto comemoramos com todos os alunos do turno matutino a "Semana do Estudante".
Fizemos pequenos eventos dentro e fora da escola para homenagear aqueles que são a razão de tanto esforço e dedicação de todos nós docentes.
Em cada dia preparamos um agrado e atividades para descontraí-los: bingo de caixas de bombons, sessão cinema, passeio ao CAT SESI em Paraopeba, palestra com Alex (missionário em Matozinhos) e torneio de queimada e futsal.
Ah, também não esquecemos do cardápio (claro que acrescentamos umas calorias a mais...), pois aqui em nossa escola cuidamos bem do espírito e do corpo daqueles que merecem toda nossa atenção e carinho!!!