terça-feira, 12 de outubro de 2010

Semana das crianças



Recados Para Orkut

RecadosOnline

Nossa semana das crianças foi comemorada com muita alegria e atrações: passeio ao SESI, sessão cinema com pipoca e refrigerante, pastel, apresentação teatral com palhaços, bolo de chocolate, pula-pula, piscina de bolinhas, jogos e algodão doce.






Concurso de Redação - Cooperativismo

O SICOOB CREDIPARAOPEBA, promove neste mês de outubro o I Concurso de Redação com o tema Cooperativismo. Esse concurso será para todos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e terá belas premiações para os vencedores e também para os professores de Língua Portuguesa.
A gerente dessa intituição, srª Marta Apolinário, esteve em nossa escola no último dia 06 e juntamente com sua equipe explicou o que se espera desse concurso e como funciona uma cooperativa, que é o sistema que rege o SICOOB. Sorteou brindes para os alunos que participaram das explicações e nos deixou com grandes expectativas.
Agora estamos na torcida para que nossos alunos se destaquem juntamente com a professora Cida. Vamos aguardar!

Hora do conto

Neste 3º bimestre, outra atividade que se destacou no turno vespertino foi a Hora do Conto. Contando com a criatividade da professora auxiliar de biblioteca, Edilene e com as orientações da pedagoga Norma, esse trabalho trouxe para os alunos um novo olhar sobre a leitura.
Vejam tudo de bom que já foi trabalhado:

Lendas folclóricas: destaque para os personagens do folclore brasileiro. 


A criação: trabalhando a criação do  mundo correlacionando com o patriotismo.


A Torre de Babel: incentivo à formação de valores.


Turma da Mônica - educação no trânsito não tem idade: conscientizar as crianças sobre as normas de trânsito.


A sementinha: trabalhar a conscientização para a preservação do meio ambiente.


Campo e Cidade: as diferenças entre campo e cidade (produção, moradia, hábitos e profissões).

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Onde está a escrita?

Dando continuidade ao PIP (Plano de Intervenção Pedagógica), as professoras do turno vespertino colocaram em prática o projeto "Onde está a escrita?". Esse projeto visa sanar as dificuldades de leitura e escrita, usando toda a metodologia do Ceale e as matrizes de referência do Proeb (Proalfa e Simave). Todos os trabalhos tiveram a coordenação e orientação da pedagoga Norma.


Educação Infantil: Onde está a escrita? - Tudo sobre mim

Turmas: 1º e 2º período
Pedagoga: Norma
Professora: Karine
Ano: 2010

Justificativa:
Afinal, quem sou eu? Raiz de todas as filosofias,essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer.
A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos.
Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões.
Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
Esta é a idéia do projeto "Tudo sobre Mim". Partindo do tema da formação da identidade, essa iniciativa busca, levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro.
Por isso, é imprescindível que todas as famílias participem das atividades propostas, envolvendo-se com as descobertas cotidianas dos filhos.
Será uma oportunidade única de acompanhar – agora, de um ponto de vista pedagógico – a inesquecível experiência do desenvolvimento infantil.

Objetivo geral:
Resgatar o “eu” do aluno nos aspectos social, psicológico, político, físico, religioso, afetivo, cultural e intelectual no contexto onde vive.

Objetivos específicos:
- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.
- Conhecer a história e o significado de seu nome;
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dossentidos;
- Construção de outros valores de vida.
- Aquisição de novas formas de relações.

Desenvolvimento físico:
-Identidade
-Busca da identidade
-Filho de peixe peixinho é!
-Fazendo um levantamento das características físicas de seus pais, as crianças encontram semelhanças e diferenças com suas próprias características, o que auxilia na construção de sua identidade.
-Usando espelhos, as crianças analisam, de forma espontânea, detalhes físicos da face e suas variadas possibilidades gestuais.
-Desenhando os contornos de sua face refletida em um papel espelhado, os alunos observam partes de seu rosto (boca, nariz, etc.), construindo sua imagem.
-Dando seqüência à atividade, as crianças fazem um auto-retrato diferente e criativo.
-Dança das cadeiras (brincadeira)
-Trabalho de pesquisa
-Discussões e comparações relacionadas às características dos seres humanos contribuem para a construção da identidade
-Carimbos
-Exploraram suas impressões digitais, percebendo-as como forma de identificação. Com um toque especial, os carimbos dos dedinhos transformam-se em produções interessantes.
- Os alunos ampliam seus conhecimentos sobre as famílias trabalhando com árvores genealógicas.

Pesquisa:
Para as crianças, é muito interessante conhecer a origem da família.

Conteúdos conceituais:
Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar, explorando os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Natureza e sociedade, Movimento e Música.





1ºAno: Onde está a escrita? - Trabalhando Rótulos

Turma: 1º ano.
Responsável: Jane Aparecida dos Santos Menezes.
Pedagoga: Norma Aparecida Alves Ferreira.
Duração: Aproximadamente 3 a 4 meses.


Justificativa:
Atualmente, os textos estão por toda parte, sendo assim, a leitura tornou-se imprescindível para se participar plenamente da vida social.

Objetivos:
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade;
Identificar finalidades e funções da leitura;
Compreender o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.

Áreas de conhecimento abrangidas:
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Movimento.

Culminância:
Criar uma ou mais receitas a partir dos rótulos tragos, fazer o registro no caderno e explicar através de desenhos, a procedência de cada ingrediente. Criar um calendário aproveitando  embalagens de creme dental, fósforos e outros.

Receita de biscoito de nata e coco

Ingredientes:
1 kg e 200g de farinha de trigo.
200 ml de leite de coco.
500g de nata.
1 xícara de açúcar.
Meio copo de leite (americano).
2 ovos.
Margarina ou manteiga para untar a forma.


Modo de preparo:
Em uma vasilha grande, coloque o açúcar, a nata, o leite de coco e misture bem. Depois adicione a farinha de trigo, o leite e os ovos; mexa até a massa soltar da vasilha. Enrole os biscoitos e asse por 30 a 40 minutos.



2º Ano: Onde está a escrita?

Justificativa:
Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.

Objetivo:
Sanar as dificuldades dos alunos: leitura fluente e escrita.

Desenvolvimento:
Livrão;
Diversos gêneros textuais.


3º Ano: Onde está a escrita?

Justificativa:
Melhorar o desempenho da escrita e interpretação de forma ampla e construtiva. Aprender a ler e escrever abre ao individuo portas para uma visão diferente do mundo, novas oportunidades de compreensão e interação.
Considerando esta realidade, o Projeto Onde está a escrita foi pensado e elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de escrita, pois o cidadão ativo e consciente, certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.

Metodologia:
Desenvolver esse projeto é responsabilizar-se pela iniciativa de mudança, despertando no aluno a vontade de ler para ser capaz de criticar e de questionar a sociedade no qual está inserido. É preciso ler para reivindicar, contestar, e acima de tudo, construir a cidadania para atingir o objetivo de “ser”.
Esse projeto apresenta possíveis soluções para um envolvimento maior no mundo da leitura e da escrita, conscientização de que problemas como dificuldades de expressão e interpretação, falta de informação, ausência do hábito de ler, criar e escrever, trazendo como conseqüências o desemprego, o desajuste social e familiar.

Objetivo geral :
Utilizar variados tipos de portadores de gênero textuais e elevar o nível de aprendizagem do aluno, nas diversas áreas do conhecimento priorizando a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação.

Objetivos específicos:
1.Estimular de forma criativa, a formação do hábito de leitura e escrita.
2.Promover e favorecer o desenvolvimento do aluno no que se refere ao domínio ativo da linguagem oral e escrita.
3.Despertar o hábito de escrever com prazer, com reflexão e criticidade.
4.Promover produção de texto abrangendo temas de projetos interdisciplinares como Programa Semeando.
5.Utilizar métodos diversificados desenvolvidos dentro da proposta do Ceale.
6.Desenvolver no aluno a capacidade criativa e espontânea de escrever e interpretar ampliando sua visão de forma critica e construtiva.
7. Promover a capacidade de interpretar vários gêneros textuais no cotidiano do dia a dia.


4º ano: Onde está a escrita?


Cristina da Silva Scoralick Ribeiro
Pedagoga: Norma Aparecida Alves Ferreira
Caetanópolis/Setembro/2010

Justificativa:
Este projeto visa despertar e incentivar o hábito de leitura e escrita em alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social”.
A sala de aula é um espaço privilegiado onde se dá o encontro entre a criança, a leitura e a escrita.
Levar os alunos a entender tudo o que lêem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento do professor em todas as disciplinas.
O primeiro passo é firmar um compromisso: ensinar a ler é tarefa de todas as disciplinas.
Cabe ao professor fornecer indícios para a compreensão, ainda mais considerando que os estudantes são, em sua maioria, leitores em formação.
Uma das estratégias mais essenciais diz respeito aos objetivos de leitura: por que estou lendo isso? Também é comum explorar o texto antes de ler. Ao mesmo tempo, comparar o que está escrito com os conhecimentos adquiridos. (O que sei sobre o conteúdo do texto?) e se indaga: o que espero aprender aqui?
Nesse processo, talvez abra o dicionário, grife algumas palavras, faça resumo do que leu, vai depender basicamente do objetivo da leitura.

Objetivos Gerais:
• Ampliar e melhorar a leitura e escrita de nossos alunos.
• Ensiná-los a ler e a escrever com autonomia.

Objetivos Específicos:
• Melhorar o vocabulário dos alunos (na fala e na escrita).
• Tornar a leitura fluente.
• Melhorar a ortografia.
• Construir textos com coerência e coesão.
• Conhecer as funções dos gêneros textuais.
• Aplicar os gêneros textuais no dia a dia.

Desenvolvimento:
Sugestões de Atividades
• Cartaz de campanha publicitária;
• Escrita de agenda pessoal;
• Escrita da legenda de uma foto que corresponde a uma notícia comentada em sala;
• Escrita da manchete de uma notícia;
• Escrita de uma notícia (o professor fornece fotos, manchete);
• Escrita de uma resenha jornalística: crítica de filmes, livros, jogos;
• Escrita de um anúncio, a partir do logotipo ou da foto do produto;
• Escrita de uma carta pessoal;
• Escrita, pelo professor, de um ditado dos alunos;
• Escrita de um bilhete;
• Escrita de um convite;
• Associação entre as vinhetas de uma história em quadrinhos com os diálogos.
• Escrita, pelo professor, de um conto conhecido ditado pelos alunos.
• Completar o texto de um conto com lacunas;
• Reescrita de um conto conhecido sem imagens.
• Reescrita de um conto conhecido (Texto fragmentado em frases desordenadas);
• Adaptar um conto conhecido para história em quadrinhos;
• Reconstrução de uma canção memorizada previamente desordenada;
• Completar as lacunas de um poema memorizado;
• Escrever poesias e versos originais;
• Elaboração de relatório de síntese sobre um tema estudado.
• Elaboração de mapas conceituais como síntese da informação;
• Elaborar um dicionário;
• Aspectos relevantes da bibliografia de um personagem;
• Elaboração de um roteiro de trabalho;
• Completar lacunas conceituais de um texto expositivo (O professor pode, dependendo do nível da turma, apresentar uma lista desordenada das palavras a serem usadas);
• Escrita da lista de ingredientes de uma receita;
• Escrita do processo de elaboração do produto;
• Reconstrução de instruções desordenadas;
• Escrita das regras de um jogo;
• Escrita dos acordos feitos em uma reunião de aula;
• Ciências: conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar. Gêneros privilegiados: Texto instrucional, jornalístico e expositivo. Procedimento de estudo: relatório.
• Geografia: leitura de mapas e paisagens. Gêneros privilegiados: texto jornalístico, mapa e literário. Procedimento de estudo: croqui cartográfico.
• História: Leitura crítica de fontes históricas; Gêneros privilegiados: texto literário, imagem e jornalístico. Procedimento de estudo: relato.
• Matemática: Problemas matemáticos. Gêneros privilegiados: enunciados de problema, tabela e gráfico. Procedimento de estudo: justificativa.
• Outras sugestões, vide anexo.

Conclusão:
Ao desenvolver estas atividades, o professor certamente alcançará o objetivo de garantir que os alunos leiam e escrevam com autonomia.